segunda-feira, 5 de julho de 2010

Os agradecimentos Japoneses




Ola Pessoal do Brasil

Por aqui as coisas estão corrida, nossa! Depois de três meses no Japão chegou a hora de ir embora, fazer as malas e retornar ao Brasil. Infelizmente!
Vivi os três melhores meses da minha vida ao lado do meu grande amor Shoiti Eyama.

Que aventura, Que emoção saber que realizei mais um sonho e tenho certeza que tantos outros virão, basta só mais um pouco de paciência. No final tudo dará certo!

Mas vamos ao assunto de hoje " Agradecimento Japonês". Resolvi escrever a respeito disso, porque participei de um churrasco no final de semana no qual os brasileiros ofereceram aos japoneses da Citizen (Empresa onde o Shoiti trabalha).

Segundo meu marido e também os brasileiros que participaram, a ideia de fazer o churrasco surgiu dos japoneses, que na verdade não gostam do churrasco em si, mas da forma que os brasileiros se reúnem, comem, bebem e conversam.

E interessante porque de um lado a churrasqueira com as carnes e do outro lado, outra churrasqueira com verduras, milho cozido, cebola e etc. Outro detalhe legal são os complementos que comemos com churrasco ( Farofa, maionese, vinagreti). As japonesas com mais idade querem saber todos os ingredientes. Gostam muito e ficam maravilhadas com o mix de tempero e combinacoes que os brasileiros fazem.

Mas o que me chamou mais atenção e por isso o titulo deste post, e que no final quando já tínhamos finalizado o churrasco, um deles chama a atenção de todo mundo e da uma palavra final, faz um agradecimento em nome de todo grupo.

Eles agradeceram o dia que foi otimo, agradeceram o churrasco e tantas outras coisas. E para fechar pedem que todos unidos batam com as mãos apenas uma vez, como sinal de agradecimento enquanto eles entoam um grito junto as palmas.

Fiquei admirada com aquela atitude e ai me dei conta de que estar no meio desta cultura só me fez bem.Chorei, Chorei de emoção porque não vemos isso na nossa cultura, ou pelo menos não enxergamos com tanta clareza esse sinal de carinho e respeito pelo outro.

Acho que todos deveriam conhecer um pouco de qualquer cultura e aprender com ela. O diferente e tao interessante, e tao divertido...

Agradeço todos os dias a Deus por ter tido a oportunidade de viver aqui no Japão ao lado do meu grande e eterno amor e também por ter aprendido muito a ser uma pessoa melhor com a cultura japonesa!

Nos vemos logo mais pessoal.
Ate mais
Ana Eyama

Nenhum comentário:

Postar um comentário