quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Ensino nas escolas Japonesas



Ola amigos, Tudo bem!!!!

Hoje o assunto é o ensino nas escolas japonesas. Uma cliente de Drenagem outro dia, comentou comigo, que as criancas sao responsáveis pela limpeza da sala de aula, dos banheiros e tantas outras tarefas no dia a dia, alem de estudar. Fiquei de boca aberta e resolvi pesquisar para contar um pouquinho mais para vocês.

Eles iniciam os estudos cedo, por volta das 8h da manha já estão nas ruas das cidades japonesas. Todos iguaizinhos com boné e mochilas. Estão sempre em grupos e um adulto por perto. Este adulto é o responsável em tomar conta de todo o grupo, geralmente o aluno tem entre 11 ou 12 anos.

Os colégios japoneses não gostam muito que os pais levem seus filhos de carro. É preciso criar independência, o que considero corretissimo!!!! Na verdade nao é que eles não gostam, é proibido a criança chegar de carro.

As aulas começam cedo e seguem até a hora do almoço, retomando a tarde. A comida é levada à sala de aula e servida pelas próprias crianças. O cardápio é bem variado, contem arroz, sopa, legumes e pão. Para beber chá ou leite . Somente alguns colegios permitem que o aluno leve o famoso " Bentoo" preparado com tanto carinho pela mamãe. E mesmo assim os professores ficam de olho pra ver se os pais, nao mandaram batata frita dois dias seguidos. E se enviam, recebem uma ligação da escola em casa, sendo questionados.

Nada mais justo depois de comer que aja a limpeza. Algumas crianças são encarregadas de tarefas . Umas recolhem os pratos, outras as bandeijas. Há os que esfregam o chão da Classe e os que cuidam dos banheiros. Os professores tambem ajudam, tudo feito pelo sistema de rodizio. Correto, assim cada um faz uma tarefa diferente sem injustica com o coleguinhas.

Os alunos são obrigados a aprender música, marcenaria e tarefas domesticas como ( cozinhar, costurar e lavar). Um Sensei( professor em Japones)leciona quase todas as matérias e é o responsável também por visitar a casa do estudante e saber se eles estão bem de saúde. ( Obrigatorio um check- up anual feito pelo proprio colegio)para conhecer de perto as necessidades e caracteristicas de cada um. Geralmente o educador exerce um papel amigo e é tratado pelos alunos sem cerimonia.

shoogakkoo é a expressão equivalente aos alunos dos seis primeiros anos do ensino fundamental. Ja o Chugakkoo equivale aos alunos do 7º ate o 9º ano do ensino fundamental. E no ensino medio chamamos a fase de kookoo.

A quem critique o ensino Nipponico, a quem ache ótima a educação imposta. Eu prefiro acreditar que desta forma, teremos cidadões mais críticos, e mais concientes de suas obrigacões. O que ainda nao acontece nas escolas brasileiras onde vemos alunos sem regra alguma, fazem o que querem e etc.... Uma coisa é certa, aqui a educação funciona e funciona a passos largos....

Beijao a todos voces com muito amor

Ana Eyama

Nenhum comentário:

Postar um comentário